quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Compra de terreno - 5 Dicas Essenciais!

Olá pessoal, 

    Neste post, gostaria de compartilhar 5 dicas essenciais para quem está querendo comprar terreno, tanto para construir quanto para empreender. Apesar de ser um investimento de baixo risco, diversos fatores devem ser levados em consideração para que se evite problemas futuros por causa de escolhas erradas ou equivocadas, principalmente por não se ter informações corretas. Além de toda a documentação, que precisa ser conferida antes de fazer a compra, você também deve observar fatores muito importantes e olhar além do que se vê: o lote. E aqui vai a primeira dica:

1- Conheça o entorno. Procure saber sobre a infraestrutura local - se há pavimentação, iluminação, saneamento básico. Se nas proximidades há fábricas que emitem muito barulho ou poluentes que prejudicam a saúde. Quanto a vizinhança, ver se é um local seguro, se há qualidade construtiva do entorno, se há aglomeração de pessoas (bares/salões de festas). Existe transporte público nas proximidades, comércio, escolas? Todas essas informações podem valorizar ou desvalorizar um imóvel construído ou o próprio terreno, com o passar do tempo.

A cidade e seu entorno - (Imagem ilustrativa do Plano Diretor da Cidade de São Paulo - 2014)


2- Topografia do terreno. Ele está em aclive, declive ou é plano? A maioria das indicações é para terrenos planos, pois são mais fáceis de se construir, mesmo podendo ser um pouco mais caro que um em aclive ou declive. Estes, costumam necessitar de movimentação de terra e uma estrutura reforçada, o que pode encarecer a obra. Porém, há diversas possibilidades de se tirar proveito também de terrenos nessas situações, mas o projeto arquitetônico precisa ser bem feito! Algo que podemos abordar especificamente em outro artigo.

(Terreno em Aclive, Plano e em Declive - imagem da internet)


3- Tamanho do terreno. Antes de tudo, você precisa saber o que se pretende construir, pois os lotes precisam se adequar às suas pretensões. Verifique se não são muito grandes, muito pequenos ou muito estreitos em relação à sua necessidade. Pois isso pode prejudicar na hora da construção.

(Azuma House - Tadao Ando. Casa em terreno estreito. Japão)

4- Legislação local. Esse fator é muito importante! Não é porque, após a compra, o terreno se torna seu, que você pode construir o que quer nele. Verifique se sua cidade possui um Plano Diretor, pois ele é o mecanismo legal que visa orientar a ocupação do solo urbano. Verifique o Zoneamento em que o terreno está inserido, qual é o Coeficiente de Aproveitamento, a Taxa de Ocupação do solo, a Taxa de Permeabilidade... Poxa! são muitas coisas, mas para se ter maior segurança quanto a isso, consulte um arquiteto de confiança, pois ele estará capacitado em lhe auxiliar nesses assuntos.

(Imagem ilustrativa do Plano Diretor da Cidade de São Paulo - 2014)


5- Vistas. Esse ponto nem sempre é apresentado, mas é fundamental. Em um prédio, por exemplo, um apartamento pode ser mais caro que outro só pela vista que ele possui. Por isso, verifique o que existe e o que pode ter no entorno do seu terreno e procure tirar o maior proveito das vistas. Se há uma bela paisagem, valerá a pena evidenciá-la posteriormente no projeto. E saiba: isso também valorizará muito o seu imóvel.

(Vista da Natureza de dentro da casa. Casa de Vidro - Lina Bo Bardi)

       Existem vários pontos que podem ser abordados quando o assunto é a aquisição de um terreno, mas quis apenas apresentar alguns que julguei muito importantes e que farão toda a diferença para sua busca. Bom, espero que após ter lido este artigo, você possa ter um melhor direcionamento na aquisição de seu terreno. Avalie todos esses itens antes de efetuar sua compra e caso tenha alguma dúvida, consulte um arquiteto de confiança.
        Espero que vocês tenham gostado e... até a próxima!

Texto: Arquiteto Esdras Veloso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua pergunta ou comentário aqui: