quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Antes de Construir - 5 Dicas Essenciais!

     Após comprar seu terreno, o desejo de construir aumenta! A vontade de se ter um imóvel belo e funcional é inevitável, mas pode ocorrer de não se conseguir o resultado tão esperado. Antes de começar a obra, é necessário pensar o que fazer e como fazer... Então vou passar 5 dicas que vão mudar seu jeito de pensar e de enxergar antes de fazer seu projeto e começar a construir.

1- Incidência solar. Saiba onde passa o sol sobre seu terreno durante o ano todo. Parece impossível, mas não é. Primeiro você precisa saber onde está o norte geográfico. Como o sol nasce no Leste e se põe no Oeste, fica fácil saber sua trajetória. Mas, antes, preciso passar outras informações relevantes: no Hemisfério Sul, onde moramos, a trajetória solar possui uma inclinação para o Norte e, no Verão, ele passa numa altura maior que no inverno, porém não perpendicular ao solo. (Para melhor compreensão, leia novamente esse trecho, olhando para a figura a seguir).
     Essas informações são muito relevantes, pois os cômodos da sua casa devem estar de acordo com essa movimentação solar. Isso influenciará onde posicionar cada um deles, resultando em um ambiente com baixo consumo de energia, maior uso de luz natural, melhor posicionamento de um sistema fotovoltaico e até mesmo de aberturas, como portas e janelas.

(Percurso do Sol durante o Verão e Inverno - Imagem da internet)



2- Ventilação. Uma casa confortável precisa de uma boa ventilação. Para isso, antes, saiba por onde passa o vento predominante na sua região. Basta pesquisar sobre vento predominante na sua cidade em sites como o do Clima Tempo, por exemplo. Neles, você terá informações sobre a direção do vento na maior parte do ano e saberá como posicionar as aberturas de seu imóvel,  resultando em um ambiente agradável durante todo o ano.




(Desenhos sobre aberturas e ventilação - Livro Manual do Arquiteto Descalço, Johan van Lengen; 
e imagem da internet, respectivamente)


3- Vegetação. Pensando ainda em conforto ambiental, vamos observar a vegetação. Verifique se existem árvores próximas ao seu terreno, mas, caso não tenha, uma boa alternativa é plantar em locais estratégicos, pois elas podem trazer diversas vantagens de conforto ao projeto. Além de limpar o ar, absorvendo gás carbônico e liberando oxigênio, geram excelentes áreas de sombra, além da beleza natural, que também valoriza a edificação.


(Casa das Canoas - Oscar Niemeyer)


4- Topografia. Já abordada no artigo anterior, a topografia também possui grande importância no projeto arquitetônico. E para se evitar acréscimos de custos ou de prazos, ele deve ser devidamente adequado ao terreno. Então, tire proveito de declives, aclives ou até imperfeições, antes de apenas pensar em aplainá-lo. O resultado poderá lhe surpreender.

(Fallingwater House, Casa da Cascata - Frank Lloyd Wright)

5- Materiais. Pronto. Depois de pensar na incidência solar, ventilaçãovegetação e topografia, estamos a um passo de construir. Porém, costumo bater na mesma tecla: tudo deve ser pensado antes de se executar. E não adianta ter todos esses itens resolvidos se você não faz uma boa escolha dos materiais. São eles que trarão o isolamento térmico e acústico para sua casa ou edifício. Procure conhecer suas formas e adequações. Ouse, mude, arrisque e tente algo novo! Claro, cuidado com exageros. 


(Tadao Ando - Sri Lanka -  Casa de Concreto aparente)

(Farnsworth House - Mies Van der Rohe - Casa com grandes planos de vidro)

(Casa da Rampa - MK27 - Uso de madeira)

     Conhecer bem o esses fatores citados antes de começar sua construção, poderá lhe trazer um projeto muito mais agradável e que lhe proporcionará maior bem-estar e comodidade. Claro, sempre consulte um arquiteto de sua confiança, pois ele estará apto a pensar em cada um desses itens e transformar seu sonho em realidade.
      Espero que vocês tenham gostado e... até a próxima!

Texto: Arquiteto Esdras Veloso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua pergunta ou comentário aqui: