quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Monumento em homenagem a Presidente Prudente - 100 anos.

     Como este é o ano do centenário da cidade de Presidente Prudente, então o Núcleo de Arquitetura e Urbanismo da FCT-Unesp (NAU) percebeu que seria interessante apresentar algo que marcasse essa importante data. E uma contribuição que achamos viável era criarmos um monumento que fosse um marco para representar os 100 anos da cidade. 
     A partir de referências históricas, pensamos em algo como um obelisco, um menir - um tipo de monumento erguido por diferentes culturas desde a pré-história, e eram empregados em usos cerimoniais, religiosos e demarcação de território. Os povos que espalhavam esses megalitos dominavam ou influenciavam várias populações da época. E devido a importância que Presidente Prudente tem na região do Oeste Paulista, desenvolvemos essa estrutura longilínea, com esse embasamento teórico.
     Pensando num obelisco/totem, o desenvolvimento foi a partir da planta, que simboliza a triangulação entre o passado, o presente e o futuro, ou seja, a planta foi basicamente um triângulo equilátero (1m). A verticalização é dada por treliças metálicas, 11m (medida referente a um menir) e cobrimos essas treliças com chapas de aço cortén, que têm 33 orifícios irregulares em cada uma das faces, 99 ao todo. E no cume uma abertura maior, pra cima, representando o 100º ano. Ele é iluminado por dentro, e o resultado são essas 99 luzes iluminando o entorno e a centésima distendendo ao infinito.


                (Planta do Monumento - Triângulos Equiláteros)


     O local pensado é numa confluência das Avenidas Ana Jacinta e Salim Farah Maluf - que são importantes vias da cidade, num local alto e de boa visibilidade.

                                      (Croqui do Monumento - Menir)

     Esse monumento se tornaria um marco para representar uma ação transformadora da paisagem. Uma cidade que se desenvolveu deixando marcas no tempo, criando uma cultura ímpar do lugar. Simbolizando, então, a presença de um espaço-tempo em movimento. É um obelisco que evoca o tempo zero, ao mesmo tempo em que se lança à eternidade, através da sua composição geral. Podendo ser visto e admirado de longe remetendo a esta importante data àqueles que por ele passarem.

“Monumento aos 100 anos de Presidente Prudente”.

                     (Prancha com imagem ilustrativa e detalhes construtivos)



Projeto: NAU e Arquiteto Esdras Veloso.
Ferramentas: SketchUp, V-Ray e Photoshop.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua pergunta ou comentário aqui: